Colágeno, sim!

Colágeno, sim!

Você já deve ter escutado que depois dos 30 anos a perda de colágeno no corpo é crescente. E isso pode preocupar a mulherada, já que o colágeno é responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Quem explica mais sobre a proteína é a nutricionista Josy de Souza. “O colágeno é uma proteína animal estrutural, que promove a formação de fibras que possuem como principal função construir, conservar e repor os tecidos como pele, músculos, ossos, tendões e cartilagens.” Mas, será que podemos fazer alguma coisa para suprir a falta dessa proteína e garantir mais alguns anos de pele lisinha? A nutricionista afirma que sim. Para isso, e preciso entender que as principais fontes de colágeno encontram-se nos alimentos. “É possível estimular a formação consumindo alimentos como a carne vermelha ou branca, e também pela ingestão de comprimidos de colágeno hidrolisado que vão estimular a produção do mesmo no organismo; isso porque possuem aminoácidos essenciais e não têm contraindicação por serem extraído industrialmente dos animais”, detalha.

Muito além da beleza
É muito comum ouvir falar dos efeitos negativos da falta de colágeno no que diz respeito à parte estética, como flacidez, rugas e linhas finas. Mas, nem só de beleza a mulher vive, não é?
O colágeno também e muito importante para a saúde. Afinal, a proteína e responsável pela produção da elastina, que sustenta os tecidos e órgãos do corpo. Sendo assim, a falta dela pode causar problemas nas articulações, tendões e cartilagens.
Outro caso típico de perda de coláge­no é o emagrecimento, que pode resultar na flacidez. Para esses casos, Josy indica dieta e exercícios físicos focados no ganho de massa magra. “Além da dieta e dos exercícios, e possível aliar colágeno em pó ou cápsulas que ajudam no processo. A quantidade varia em cada caso, por isso e sempre importante consultar um profissional que possa fazer a dieta e os suplementos necessários”, completa.

comida-saudavelMais colágeno? Eu quero!
Josy explica que a alimentação e essencial para quem precisa repor a proteína. Para isso e preciso ter cuidados diários. “Os alimentos podem ajudar desde que sejam consumidos diariamente numa única refeição. Deve-se ter a combinação dos alimentos ricos em colágeno com os ricos em vitamina C e minerais como: selênio, silício, cobre e zinco, que potencializam a absorsão da substância no organismo.”
Vale dizer que de nada vai adiantar ter uma dieta focada na produção de colá­geno, se alguns hábitos forem mantidos na rotina. Josy diz que e preciso evitar drogas em geral, alimentos inflamatórios – como os industrializados, processados e com corante -, estresse, sedentarismo, mudanças bruscas de peso ou problemas hormonais. “Esses fatores oxidam o organismo, impedindo a absorção de nutrientes, acentuando os problemas relacionados a falta de colágeno”, detalha a nutricionista.

Dê um up na dieta e deixe tudo no lugar
Alimentos ricos em proteína animal, como carne vermelha magra, peixe, frango, queijos magros, peru, ovos, carneiro;
Vitamina C, que pode ser encontrada em laranja, acerola, morango, liwi, goiaba, tangeria;
Selênio, encontrado em frutas oleaginosas, sementes de girassol, farelo de trigo e farinha de centeio;
Silício, que está presente na banana, alhos, cebola e pepino
Cobre, presente no cogumelo e no brócolis.

Serviço:
Josy de Souza Silva, nutricionista funcional
11 3257-2532

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Sobre

Jornalista, coach de vida e pratictioner em neurolinguística, criou o ViviPraIsso para compartilhar motivação e autoestima para quem quer ser mais saudável física e emocionalmente, assim como aconteceu com ela, que emagreceu, sem cirurgias ou remédios, e mudou radicalmente a carreira por um único motivo: AMOR PRÓPRIO!



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