Comportamento Positividade para ser feliz

Publicado dia 4 de janeiro de 2018 | escrito por Vivian Barbosa

Positividade para ser feliz

É incrível como parece que existem mais motivos para reclamar do que agradecer, não é? Mas será que precisa ser sempre assim?

Eu sei, você deve estar pensando: “ahhh, mas é muito mais fácil falar do que fazer; é impossível controlar os pensamentos” e todo aquele blá-blá-blá que eu e você estamos cansados de saber, porque passamos a vida pensando/agindo assim.
Mas, se você for parar para pensar, assim como nossa mente produz pensamentos ruins, derrotistas e daqueles que só nos colocam abaixo do cú da cobra  pra baixo, se aprendermos o caminho inverso, ela pode produzir bons pensamentos. E o mais legal é que, assim como num computador ou um smartphone, você é quem comanda tudo isso. Ou seja, baby, só depende de você ser alguém que anda com aquela nuvenzinha negra na cabeça, carregada de energia ruim, ou com um solzinho brilhando e espalhando alegria por onde vai. Qual você escolheria, se pudesse? Quando eu digo “se pudesse”, é porque você pode, mas como talvez ainda não acredite em mim, vamos brincar de ter um mundo de possibilidades, e imaginar como seria. Imaginou? Então, agora pense como você agiria para ter tudo isso que passou na sua mente agora. E eu falo de como agir, porque se você quer que isso se torne realidade, precisa agir de forma diferente. É um ciclo, saca?

A humanidade está tão viciada em reclamar que não pensa no ciclo vicioso em que vive. Se você pensa de forma negativa, logo agirá assim também e terá resultados muito menores do que poderia ter. Então, se é tão ruim, porque ainda se age assim? Eu explico: o vitimismo é viciante. Sentir-se coitadinho, mesmo que de forma inconsciente, é o que faz as pessoas viverem assim por anos sem tentar nada para mudar. E sabe por quê? Porque ser vítima sempre traz um ganho secundário. Afinal, como é que você vai ser mimado se não tiver dó de si mesmo e despertar dó nas pessoas? Ou ganhar aquela atenção especial porque é uma pessoa derrotada que precisa sempre de ajuda e carinho?

Viu só como ser vítima vicia? Só que você pode ter tudo isso: carinho, mimo, atenção, sem ser porque as pessoas sentem pena de você, mas sim porque você tem uma energia incrivelmente contagiante. Não é melhor? Ou você já se acostumou a viver feito um pombo, só com migalhas?

Se você respondeu que sim, que se acostumou a viver com migalhas, você vive no que chamamos de ciclo da realidade, aquele em que a gente cria um mundo de acordo como nos vemos. E, se você se vê de forma negativa, seus pensamentos/atitudes/resultados só podem ser ruins.

Mas, olha só: se você pode criar um mundo de acordo como se vê, então o segredo para quebrar esse ciclo de realidade negativa está no seu espelho. Temos duas escolhas: fazer dele nosso amigo, e aprender a enxergar as forças e não apenas as fraquezas, ou continuar se colocando abaixo do cú da cobra pra baixo.

Ok! Chega de blá-blá-blá? Vamos aprender a criar um mundo em que você se vê como alguém próspero, amado e merecedor de coisas positivas na vida, sem pombos migalhas? Listei algumas diquinhas simples, mas que precisam ser praticadas para trazerem resultados, certo? Afinal, se ficar só no pensamento, já já a mente acostumada a ser negativa/vítima/derrotisma domina sua vida  e cairemos novamente no ciclo down! Bora mudar isso?

 

  1. Dê um zoom nas coisas positivas do seu dia
    A mente é acostumada a reparar sempre nas coisas ruins ou mais difíceis. Isso acontece por causa das crenças limitantes que se adquire ao longo da vida, como aquela em que afirma que para ser feliz é preciso passar por dificuldades antes. Porém, isso apenas “engessa” nosso cérebro e, para quebrar este hábito, o primeiro passo é treinar e mente e dar novos comandos à ela. Escreva, pelo menos 3 coisas boas que você teve/viveu no seu dia. E então agradeça por elas. A gratidão nos ajuda a mudar a lente dos olhos, e a positividade passa a ser exercitada de forma natural. Repita por 21 dias, até que seu olhar positivo se torne um hábito.
  2. Sinta-se merecedor de uma vida próspera e cheia de bons sentimentos
    O merecimento em viver e ter coisas boas é fundamental para ser positivo e mais feliz. Em meio a tantos problemas de estresse, cobranças, desgaste emocional, a maioria das pessoas sente culpa por causa do que não  tem na vida. Para mudar a chavinha mental e atrair coisas e pensamentos bons, você precisa sentir – e não apenas pensar – que merece cada conquista sua. Escolha um potinho para ser o seu Pote do Merecimento. Escreva ali bilhetes com aquilo que você realmente quer conquistar e acredita que merece ter na vida. Deixe em um lugar acessível, para que, só de olhar para ele, a sensação de ser o responsável pelas suas conquistas invada sua mente e o torne mais positivo, confiante e merecedor de viver uma vida boa. Leia diariamente, alguns destes bilhetinhos como lembrete de que você merece tudo aquilo.
  3. Tenha a Hora do Bem-Estar todos os dias
    Para diminuir a negatividade do dia a dia, uma dica simples é reservar uma hora, pelo menos, para fazer algo que te cause bem-estar. Pode ser brincar com o bichinho de estimação, ler um livro, tomar um sorvete, praticar algum hobbie ou esporte, não importa. Faça algo que te deixe mais feliz diariamente; assim, a serotonina e a dopamina aumentam, e você vai, naturalmente, ter mais qualidade de vida e positividade.
  4. Questione-se para encontrar as respostas certas.
    Ao invés de pensar que “nada dá certo com você” pergunte-se o que você poderia fazer para ter resultados diferentes. Assim, vai concentrar seus pensamentos em encontrar soluções e não em focar apenas  no problema, causando desânimo e uma chuva de pensamentos e sentimentos negativos. Entenda que, indiferente da situação a ser resolvida, você tem uma infinidade de possibilidades, sua mente se abre ao novo, e se conecta com a energia da ação e não mais da reclamação.

Viu só como você pode ser mais positivo e com isso viver mais momentos felizes, sem migalhas, sem ganhos secundários, apenas porque você fez sua parte e merece colher os frutos disso tudo?

Então, se este artigo fez sentido para você, que tal compartilhar e ajudar outras pessoas também? Assim, criamos uma vibe cheia de energia, pensamentos e atitudes positivas e, com certeza, o ano que acabou de começar vai ser influenciado por isso.

Beijos

Vivi Barbosa

 


Sobre

Jornalista, coach de vida e pratictioner em neurolinguística, criou o ViviPraIsso para compartilhar motivação e autoestima para quem quer ser mais saudável física e emocionalmente, assim como aconteceu com ela, que emagreceu, sem cirurgias ou remédios, e mudou radicalmente a carreira por um único motivo: AMOR PRÓPRIO!



Voltar para o topo ↑
  • Últimos posts

  • Último vídeo

  • Agenda

    Não há próximos eventos.